domingo, 9 de janeiro de 2011

Futebol


Desde que comecei a freqüentar o Monumental da Azenha (há muitos anos!) passei a ter um verdadeiro fascínio por tudo relacionado ao mundo da bola.
Hoje posso dizer que não só gosto de futebol como entendo muito e comento sobre o mesmo. Seja apenas campeonato gaúcho, o nosso nacional ou até mesmo os demais (e mais interessantes) como os europeus.

Não discuto futebol, assim com não discuto política e religião mas, em conversas amenas e descontraídas, falo na boa sobre determinado jogador, clube ou algum assunto em destaque dentro das quatro linhas e aí manifesto minha opinião.
E, por meus amigos saberem desta minha paixão, ultimamente muitos querem saber minha opinião a respeito do “caso Ronaldinho”. Já publiquei no blog meu entendimento a respeito deste assunto e o dou por encerrado. Faço apenas aqui a observação que coloquei no Orkut: “Quem tem ASSIS MOREIRA no sobrenome, jamais será um PORTALUPPI”. Então, tirem suas próprias conclusões. Neste assunto não toco mais pelo simples fato de que não vale à pena.

Quanto ao Grêmio, este sim meu grande e talvez único interesse em termos de futebol deste ano, me importa e muito sua formação para 2011.

Acredito que em termos de plantel como um todo, o time de 2010 terminou encaixado e jogando muita bola. Permanecendo as peças principais e 90% daqueles que se destacaram ano passado estará perfeito.

Ouço que o Grêmio busca um atacante, um lateral esquerdo, um meia, um volante e um zagueiro.

Bom, em relação ao atacante: Grêmio trouxe "Lins" (do Criciuma) que não conheço, não sei nada sobre seu futebol mas, sendo indicação de Renato (o cara!), assino embaixo. Temos Jonas, André Lima e Borges (que graças a Deus, permaneceu no Grêmio!). Fora estes ainda temos o Talismã e xodó da torcida, Diego Clementino e também Júnior Visçosa. Ambos deram bons retornos em 2010 e acredito que não será diferente em 2011. Se fosse apostar em outro atacante ou centroavante, meu sonho é Liedson que joga em Portugal mas acredito estar fora dos planos e padrões salariais do Grêmio atualmente.

Quanto ao "meia" de fato entendo que temos carência pois só há Douglas de criativo e isso me parece temerário atualmente. E quando Douglas não puder jogar ou não estiver inspirado? Ficaremos órfãos de fato da qualidade de passe e visão de jogo.

Tenho imenso carinho e admiração por Roger (da Debora Secco), hoje no Cruzeiro. Já passou pelo Grêmio, tem igual ou superior qualidade a de Douglas mas, imagino não estar nos planos do Grêmio devido à sua saída um tanto conturbada para o futebol do Catar tempos atrás.

Aí entra minha aposta de 2011: MITHYUÊ!!!

Ele está de volta após ter sido emprestado ao Atlético Paranaense em 2010. Garoto que jogava futsal, tem extrema habilidade e qualidade técnica. Já mostrou em campo sua visão de jogo e talento no passe quando teve oportunidade. E agora está de volta ao Grêmio. Temos aí o "meia" ideal para uma possível ausência de Douglas. Torço muito para que Renato veja seu futebol e, como excelente técnico que é, faça despontar para o Brasil o talento que tem Mithyuê.

Precisamos de um zagueiro, isto é fato. Imagino que "Coates" seja o ideal, apesar das relações de Grêmio com a então "parceira" Traffic terem ficado estremecidas após o episódio "ASSIS".

Quanto à lateral esquerda, acredito que alguém estilo Junior César do São Paulo seja interessante, ou algum outro semelhante ao futebol de "Roger de 95", que agora auxilia Renato no nosso vestiário.

Em se tratando dos volantes que mencionaram estar entre as contratações, acho que temos no plantel (incluo aqui as categorias de base) nomes bons como William Magrão, Adilson, Fernando. Não vejo aí algo tão necessário em termos de reforços no momento. Quem tem como ídolos de volantes Dinho e Sandro Goiano, duvido que aceite qualquer um como reforço. Se não for para vir um de qualidade realmente digna de vestir uma camisa 5 ou 8, melhor apostar em Rochemback e algum outro dos garotos que citei.

Aliás, Rochemback deu excelente resposta em 2010, contrariando inclusive a mim que tinha certa restrição ao seu futebol e hoje surge, na minha opinião, como um novo Dinho e é também, ao lado de Mithyuê minha aposta de destaque no Grêmio em 2011.

Enfim, a meu ver, necessário mesmo é um zagueiro e torço para que dê certo a vinda de "Coates" que é jovem, porém experiente, sabe sair com a bola e tem excelente qualidade técnica. Do contrário vamos concentrar nossas atenções para o Liverpool do Uruguai (na partida importante do dia 26 de janeiro) que já está de bom tamanho.

Saudações Tricolores

Saudações SEMPRE apaixonadamente, Portaluppianas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meg Ryan 🐈💓

“Há quem não mencione a palavra amor e fale sobre ele em cada gesto que diz” Falar algo diferente de AMOR INCONDICIONAL pela guriazi...