terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Gostos e Desgostos

Anoto em qualquer papel coisas que vêem à mente durante as longas madrugadas que me acompanham nos últimos tempos. Fazia muito tempo que não escrevia sobre o que se passava em minha vida. Fiquei muito tempo estacionada.

Durante a madrugada consigo pensar de fato em minha vida, nas coisas que gosto, do que não gosto, do que tenho medo e daquilo que me liberta, as coisas que me afligem, das coisas que desejo retomar como rotina em breve.

Noite dessas voltei a escrever “ao contrário”, aquela facilidade de canhotos para se escrever de forma a ler com auxilio de um espelho, e percebi que estava um pouco destreinada, fora de forma. O tempo vai ajudar a recuperar minha melhor forma (risos). Assim como de escrever qualquer coisa, fiquei muito tempo fora. Sem contato com isso que tanto me alivia. Que me faz colocar no papel tudo que sinto em qualquer dia, em qualquer hora do dia, da noite, da madrugada ou em qualquer momento da vida. É algo que me conforta algo que não deixa de ser um desabafo, uma caricia que a gente faz na gente mesmo. Uma conversa escrita entre nós mesmos, um carinho sem testemunhas.

Então fiz uma lista das coisas que amo de paixão, das coisas que sinto prazer em fazer seja diariamente ou esporadicamente, das personalidades que me cativam, dos meus ídolos, do que não gosto tanto assim, do que detesto, enfim meus gostos e meus desgostos. Eis algumas delas:

• Não sou muito de bolos, mas tenho verdadeiro delírio por bolo de cenoura com cobertura de chocolate, necessariamente nesta ordem.

• Amo muito panquecas, sejam doces (exceto côco) ou salgadas, com qualquer recheio ou cor de massa. Não sou muito fã de pizza, exceto de brócolis com catupiri.

• Sou uma verdadeira formiga por amar doces (exceto os típicos de Pelotas), mas confessadamente fissurada por panelinha de limão.

• Tenho um fascínio impressionante por tartarugas, não sei explicar o porquê, mas tartarugas me despertam muita curiosidade e interesse.

• Adoro escrever “ao contrário” qualquer frase ou texto para que se possa ler diante de um espelho. Descobri isso há muito tempo em um programa apresentado por Leda Nagle quando, na época, diziam ser uma vantagem de canhotos. Achei o máximo e passei, desde então a praticar.

• Desde criança tenho verdadeira paixão e adoração por Santa Rita. Não entendo o porquê, mas tenho uma mini estatueta dela que carrego desde pequena e isso me faz muito bem.

• Os felinos são minha paixão estonteante. Desde criança amo muito todos os animais, mas tenho especial carinho por gatos. Bichanos tão detestados por muitos, mas que para mim trazem uma paz inigualável, um conforto e carinho no coração da gente, captam nossa alma como ninguém, nos protegem e nos acariciam muito, inclusive quando estamos muito tristes parecem que advinham nossa angústia e de mansinho nos envolvem e nos confortam. Considero-os verdadeiros e melhores amigos de qualquer ser humano.

• Tenho uma meta de fazer futuramente pelo menos outras duas tatuagens. Estas já tenho definidas em mente. De repente daqui a algum tempo sejam mais que duas. Mas, no momento tenho estas duas que ainda quero muito fazê-las.

• Sou gremista, vou a estádio, me emociono muito em alguns jogos importantes, me arrepio quando converso algo muito especial sobre o Grêmio. Tenho verdadeira idolatria pelo Danrlei que, acredito ter sido o grande nome de goleiro de todos os tempos e maior colecionador de títulos do futebol do Grêmio. Dinho e Jardel também têm um lugar de carinho reservado no meu coração.

• Amo muito meus pais. Em alguns tempos um bem mais do que o outro. Mas em épocas também bastante alternadas, os dois em grande admiração e carinho. Érica, minha afilhada linda é meu raio de sol, minha esperança futura, a “menina dos meus olhos”. Tenho verdadeira adoração por esta pequena tão radiante e elétrica que me fez conhecer o verdadeiro significado da palavra “incondicional” que hoje sei é o amor que sinto por este maravilhoso presente que Deus me deu.

• O mar me traz muito conforto. Amo praia, mas na verdade tenho adoração por aquele salgado na pele, por seu horizonte infinito que nos mostra que podemos ir além de nossos limites, amo mergulhar e poder nadar na imensidão de seus braços como forma de acalmar meu coração. O mar me liberta a alma, me tira o peso dos ombros, me faz esquecer qualquer coisa ruim que possa ter angustiado meu peito até o momento em que me jogo de corpo e alma em suas águas. Se for apenas para contemplar sua beleza infinita, sirvo-me de uma bela caipirinha e uma porção de “viola”, a combinação perfeita!

• A música me envolve o coração. Há algumas que precisam de ar, fazem a gente ter uma vontade irresistível de abrir as janelas e deixá-las transbordar, voar pelos ares, contagiar às demais pessoas. Há aquelas que nos fazem chorar, nos acalmam, nos acolhem nos braços. Amo muito ter uma música como pano de fundo de todos os momentos de minha vida. Se tiver meus amigos do peito por perto, melhor ainda e dividir com eles uma boa noite de videokê ou de sinuca, regada a muito uísque com energético ou apenas uma cerveja bem gelada. Amo a noite, a madrugada, mas não gosto de baladas, prefiro um barzinho com amigos e com uma boa musica ao vivo, ou apenas um bom churrasco na casa de alguém. Gosto também de Martini Bianco com cereja.

• Não sou muito de jogos em celular ou computador (exceto de futebol), mas tenho grande admiração por palavras cruzadas e sudoku. Envolvo-me com eles, esqueço o tempo e quando percebo se passaram horas e estou lá ainda quebrando minha cabeça. Divirto-me muito e com eles o tempo voa. Da televisão curto os canais de esportes, preferencialmente quando o assunto é futebol, independente do time, adoro assistir a jogos. Os programas “a fazenda” e “ídolos” da Record também me prendem diante da tevê.

• Tenho verdadeira paixão, sou fã de carteirinha de Tom Cruise e Christiane Torloni. Assisto a todos os seus trabalhos e acho ambos lindos, donos de um charme e sorriso contagiantes, talentosíssimos e com um carisma fascinante.

• Adoro ler tudo que Martha Medeiros escreve apesar de não compartilhar de sua preferência futebolística. Sei separar esse tipo de rivalidade, principalmente quando há talento em meio a tudo isso. Também gosto de alguns livros de Cláudia Tajes e Fernanda Yang.

• Fascinam-me belezas como a de Catherine Zeta-Jones, Sheila Carvalho, Adriana Garambone, Ângelo Antônio e Carlos Casagrande, assim como o charme irresistível de Jayme Periard e Virgínia Novicki. Não sei explicar, mas me cativam, me fazem parar e admirar. Há neles um “que” sem explicação que me hipnotiza.

• Bandas como Pato Fu, Kid Abelha e LS Jack terão sempre meu olhar mais atento e meus ouvidos sempre abertos para tudo o que seus trabalhos têm a mostrar. São minhas paixões. Assim como Joanna, meu eterno lado brega (risos).

• Laura Cardoso e Elias Gleizer sempre me emocionam e nutro um carinho incondicional por eles. Por tudo o que eles entregam para nós nas telinhas.
• Adoro filmes com Meg Ryan, Tom Hanks e Nicolas Cage.

• Renato Aragão e Xuxa me comovem, são meus ídolos pelo carisma, história de vida e sucesso de ambos. Relembram minha infância e certamente suas ausências me fariam sofrer por um tempo. O falecimento de Airton Senna foi a primeira grande perda de algum artista que senti, ainda que fosse apenas alguém bem distante, sem contato algum. Foi alguém que me emocionou saber que se foi, uma parte de mim também se foi à medida que desde sua morte não mais tive prazer em assistir qualquer corrida de fórmula 1. Um cara que não pensei que fosse meu ídolo.

• Tarso Genro é o único político que tem minha admiração e respeito infinitos.

• Cher, Cindy Lauper, Cazuza, Renata Arruda e The Corrs sempre estarão entre meus sons prediletos e cujos shows assistiria incontáveis vezes.

• Café preto é meu maior vício. Não há dia que renda sem uma xícara desse meu combustível matinal.

• Sinto saudades de minha madrinha “Tia Vina” e minha “Vovó Sebastiana” pelo adeus repentino, pelo que ficou por dizer, pelo “eu te amo” não dito, pela perda tão inesperada, por tudo que queria ter feito ou dito, mas não tive tempo, não tive oportunidade ou não tive coragem.

• Chimarrão para mim rima com uma boa companhia e um maravilhoso pôr do sol como abraço. Se estiver muito calor substituo o primeiro por uma Heineken bem gelada ou um bom suco de abacaxi com hortelã.

• Natação será sempre meu esporte predileto, seguido de perto pelo futebol. Ainda que não pratique sempre estarei me programando para voltar a nadar ou a jogar. É minha válvula de escape, minha reposição de energia. Meu alivio imediato.

• Não me ofereça nada que contenha qualquer um desses ingredientes: côco, passas ao rum, amêndoas, amendoim, castanhas, fios de ovos, nozes, avelã, frutas cristalizadas, pimenta, pimentão, mel ou ameixa. Nem me convença de que doce de abóbora ou arroz doce sejam sobremesas, não caio nessa. Não gosto de leite puro, me enjoa. Bife de fígado é para quem tem estômago, não para mim. Tão pouco qualquer tipo de carne suína, nem pensar.

“Leva-se certo tempo para se extrair a felicidade da vida”. (Tudo Acontece em Elizabethtown)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meg Ryan 🐈💓

“Há quem não mencione a palavra amor e fale sobre ele em cada gesto que diz” Falar algo diferente de AMOR INCONDICIONAL pela guriazi...