Não imagino Porto Alegre em condições de sediar uma Copa do Mundo. Cada vez mais me assusto com nosso trânsito. Cada vez mais e mais carros, congestionamento em qualquer horário do dia ou da noite, fluxo intenso o dia todo. Daqui a pouco estaremos como São Paulo fazendo rodízio de placas para poder circular mais a vontade nas ruas e avenidas da cidade.
Percebo também que cada vez mais os motoristas em geral estão mais nervosos, correndo mais, mais imprudentes também. Hoje em dia está sendo perigoso até buzinar para outro carro como forma de alertá-lo por fazer alguma manobra errada onde você também poderá ser atingido, pois alguns motoristas estão tão fora de controle que ficam irritados com qualquer tipo de ação de outro motorista. São capazes de perseguir você, parar o carro numa sinaleira, exigir que você desça do seu veiculo para tirar satisfação, te xingar como se ele estivesse com a razão e você seja o culpado pelo seu dia ruim ou pela sua pressa e desatenção.
Em vez de simplesmente seguir em frente, ignorar a buzina, tentar ver que agiu errado, prefere discutir, criar confusão num trânsito já tão complicado. Isso se alguns ainda não quiserem te agredir e tudo que você fez foi simplesmente preveni-lo de algo ruim que poderia vir a acontecer. Onde está Marisa Monte e sua “gentileza que gera gentileza”?
As pessoas estão cada vez mais com pressa, com mais raiva de tudo e de todos, estressados ao extremo, levando suas frustrações e amarguras para dentro de seus carros. Nas sextas-feiras e vésperas de feriados então, melhor nem pegar o carro para sair de casa se você não estiver com paciência, pois senão corre um grande risco de ser agredido ou passar por coisa pior.
Outra coisa que noto já há algum tempo é que os motoristas em geral também não estão mais respeitando o sinal vermelho, cruzam sem o menor medo, sem receio de acontecer algum acidente. Todos os dias venho pela Av. Porto Alegre de carro e ao abrir o sinal para mim e tentar cruzar a Av. Oscar Pereira, confesso que fico cada vez mais preocupada, pois dá para contar nos dedos os dias que ninguém passa no sinal vermelho, virou rotina.
Vejo fiscais de trânsito já dando plantão nas faixas de segurança da cidade como forma de pressionar para que os motoristas aprendam o novo sinal de trânsito e respeitem o pedestre. Só espero que não comecem a chegar multas também por algum motorista que não conseguir parar nas faixas de segurança. O pedestre também não anda se esforçando para dar mais alguns passos e atravessar na faixa, tão pouco fazendo o novo sinal ou quando o fazem já estão entrando na faixa de segurança, muitas vezes em cima já do motorista, aí o culpado quem é? Quem vai levar a multa, caso comece a ocorrer?
Vejo que enquanto surge um novo sinal, aqueles mais antigos como os semáforos estão sendo esquecidos, ninguém mais fiscaliza se alguém passa no vermelho ou não.
"Não sei de mim. Sei que tenho uma alegria nos olhos e que a tristeza por vezes faz eclipse, e que minha vontade é de mergulhar no que me aconchega: a palavra, a caneta... lambuzar-me na tinta preta, até me reescrever inteira" (Nanquim - Débora Tavares)
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Meg Ryan 🐈💓
“Há quem não mencione a palavra amor e fale sobre ele em cada gesto que diz” Falar algo diferente de AMOR INCONDICIONAL pela guriazi...
-
♥♥♥ ♪ Eu mudo teu amor de Platão pra Neruda Deixa eu ser teu sábado O domingo e a segunda Eu mudo o teu amor... Um passo e s...
-
“Há quem não mencione a palavra amor e fale sobre ele em cada gesto que diz” Falar algo diferente de AMOR INCONDICIONAL pela guriazi...
-
Pensei que meu final de semana seria forte baseado na semana intensa que tive. Mas não, foi bem tranqüilo. Natal em família, sem balad...
Nenhum comentário:
Postar um comentário