sábado, 8 de setembro de 2012

Sandy Leah

Entre uma pausa e outra de “devorar” o livro “Tudo que eu queria te dizer” de minha musa, Martha Medeiros, assisti ao vídeo da gravação de DVD de Sandy (ex dupla Sandy & Júnior, agora em carreira solo). Eis que, para minha feliz surpresa, me deparo com algo bem bom.

Acho que o fato da gente não criar muitas expectativas ajuda e muito para que certas coisas nos surpreendam positivamente. E este vídeo é uma prova disso. São 21 músicas cuidadosamente escolhidas e encaixadas perfeitamente no repertório.

Fui assistindo, sem culpa ou qualquer obrigação, simplesmente fui, sem hora, nem tempo.

O DVD inicia com a ótima “Pés Cansados” que fala sobre o retorno a uma relação sem medo, isso após lutar muito contra, buscar outras coisas para fugir das idas e vindas tão comuns, até admitir, neste caso, não ser um “retrocesso” voltar àquilo que se ama de fato e tentar outra vez.

“Eu lutei contra tudo/Eu fugi porque era seguro/Descobri que é possível viver só/Mas num mundo sem verdade/Depois de tanto caminhar/Depois de quase desistir/Os mesmos pés cansados voltam pra você/Pra você/Sem medo de te pertencer/Volto pra você”

“Dedilhada” é a segunda escolhida no show e, em minha opinião, aquela que talvez reflita exatamente o momento de Sandy nesta nova etapa de seguir em carreira solo. Posso estar enganada, mas a letra me passa essa idéia.

“Meus passos vão firmes no caminho/Em direção ao que não foi escrito/Intuição sopra em meu ouvido/Escuto e vou/Eu só sei que não quero viver uma vida dedilhada/Cansei de pensar demais os erros meus não são iguais aos erros que deixei pra trás/E aqueles velhos medos não assustam mais”

“Ela/Ele” não curti. Talvez até seja a música tema de Sandy e Lucas da vida real, mas não gostei da melodia, lenta demais, sei lá. Não gostei.

“Perdida e Salva” é, sem dúvida, a melhor música do show! Linda!! A voz suave e doce de Sandy deixa a música ainda mais leve, feito uma musiquinha de filme infantil que nos embala e alivia o coração.

“Tentativas vãs de descrever/O que me calou/Me roubou palavras/E chão e ar/Me roubou de mim/E a dor some no vazio/Que o seu beijo preencheu/Da flor somem os espinhos/É assim o mundo que você me deu”

Depois ela se arrisca em cantar “Beija Eu”, de Marisa Monte. E não é que deu certo? Ficou bem bonitinha na voz dela, mesmo considerando que, possivelmente por não querer ousar tanto, não mudou praticamente em nada de ritmo ou melodia da música, apenas uma “aceleradinha” básica que ficou legal.

“Put your records On”, assim como “Wonderwall” e “Black horse and the cherry tree” encaixadas no repertório ingles do show, ficaram ótimas. Mais suaves que a versão original, um toque Sandy de ser, eu diria. Muito bom.

“Tão comum” é uma música bem bacana, com swing, gostosa de ouvir, mas perdi a paciência de assistir quando me deparei com um “Seu Jorge” cafona por demais. Uns chamariam isso de “estilo” do cara, mas em minha opinião, é mau gosto mesmo. Todo de terno e gravata e com um “gorrinho de lã” na cabeça feito um favelado? Por favor! Os óculos escuros sim, considero um estilo do cara. Do resto, algo brega e péssimo.

“Hoje eu quero sair só”, do Lenine não ficou muito diferente do estilo Patrícia Coelho de cantar esta mesma canção. E é uma música que é boa desde sempre, então, ser Sandy ou qualquer outra pessoa a interpretá-la não muda muita coisa.

“Sem jeito” – com Lenine o nome já diz, é uma música sem jeito rsrsrs... Parece que falta ou faltou algo. Não sei. Ritmo diferente da melodia, letra em descompasso com tudo, inclusive com a dupla, não se encaixam. Não gostei, apesar de achar a letra, e tão somente ela pura e simplesmente, interessante.

“O que faltou ser” outra belíssima canção do DVD. Suave, delicada e extremamente doce na voz da sempre doce, Sandy.

"Não me escondo do medo de não me reerguer/Do silêncio de uma vida sem você/De tudo o que faltou ser/Não me escondo do medo de não me reerguer/Do silêncio de uma vida sem você/De tudo o que faltou ser”

“Duras pedras” é uma música mais pesada, dura mesmo, como o nome já diz. Mas com uma interessante letra, apesar de triste.

“Dias iguais” ficou perfeita na parceria com Nerina Pallot. A voz que lembra um pouco a “aveludada” de Norah Jones. Linda canção, linda parceria.

“Por Enquanto” da Legião Urbana, assim como “Casa” de Lulu santos, Sandy com seu jeito suave de cantar, deu um toque de leveza e alegria especial a elas. Ficaram belíssimas.

A sempre ótima “Quando você passa”, ganhou uma “aceleradinha delícia” e uma batida delicada deixando ainda mais doce a canção.

“Estranho jeito de amar” é uma canção bonita, agradável aos ouvidos e um pouco triste, eu diria, mas com uma letra tão comum aos dias de hoje, às relações, enfim.

“Quanto talento pra discutir em vão/Será tão frágil nossa ligação/Não tem que ser assim/Tanto desencontro, mágoa e dor /Pra que a gente tem que se arriscar”

“Quem eu sou” quase fecha com chave de ouro o DVD. Ótima canção. Delicada, suave, letra e melodia que se encaixam perfeitamente. Deveria ser a que encerra o show, na minha opinião.

“A vida é assim/Não vem com manual/E só perde quem não corre atrás/Quem não joga o jogo/Por ter medo de errar/Mas quem se sente pronto pra viver/Deixo o sol guiar o meu olhar/E assim eu vou/Procurando/Nos meus sonhos/Descobrindo quem/Realmente eu sou/Inventando um caminho/Libertando quem/Realmente eu sou/Quem realmente eu sou/E o meu caminho vai/Sem medo de chegar/Só vou olhar pra trás/Pra ver o sol se pôr”

“Esconderijo” é uma música simples, direta e que na voz de Sandy, aliado ao toque delicado do piano, vira quase a declamação de um poema. Lindo, emocionante.

E ela fecha o show com “Tempo”, outra canção leve, lenta e, que por mim, poderia ter sido encaixada no meio do show e não para encerramento. Mas é uma canção bela e suave.

A direção do show é de Júnior, irmão e maior parceiro dos últimos anos de Sandy. E quem assina a direção musical do espetáculo é seu marido Lucas Lima.
Em resumo, um belíssimo espetáculo. Um DVD gostoso de assistir, de ouvir. Com canções escolhidas com carinho e cuidado que transformaram em um lindo e emocionante show. Vale à pena dar uma conferida com atenção nesta nova fase de Sandy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meg Ryan 🐈💓

“Há quem não mencione a palavra amor e fale sobre ele em cada gesto que diz” Falar algo diferente de AMOR INCONDICIONAL pela guriazi...