sábado, 14 de julho de 2018

Estado civil: feliz

Eu juro pra vocês. Toda vez que estou preenchendo algum tipo de formulário com os meus dados pessoais e aparece a pergunta “estado civil”, eu abro um sorriso. De verdade. 

Eu escrevo SOLTEIRO me sentindo o máximo. Tão bem quanto quando abro uma garrafa de vinho, corto alguns pedaços de queijo e assisto o meu seriado favorito, sozinho, em plena noite de sexta. Ou quando vou ao cinema ou à praia somente com um pacote de pipocas ou um bom livro. 

Muitas pessoas olhariam uma cena dessas e sentiriam pena. Eu até entendo. Na verdade, eu também sinto pena delas. Primeiro, porque acho triste que a felicidade delas dependa de estar com alguém. Segundo, porque vejo que ainda estão acostumados a relacionar o fato de alguém “estar sozinho” com “solidão”. 

Talvez porque essas pessoas ainda não tenham descoberto os sabores e os prazeres da solitude. Veja bem, você pode estar cercado de amigos e sentir solidão. Você pode ter família, trabalhar rodeado de pessoas, ter até mesmo um relacionamento a dois, e mesmo assim se sentir sozinho. 

Aposto que muitos de vocês, que estão aí lendo este texto, se sentem assim, mesmo tendo muita gente a sua volta. Eu também já me senti. A gente demora a aprender a se bastar. A gente demora muito a aprender a gostar da própria companhia. A aprender a ouvir e sentir os nossos silêncios. 

Solitude, ao contrário da solidão, é uma escolha. É fazer questão de estar sozinho em determinados momentos e se sentir bem com isso. Acredite em mim, não existe nada no mundo que seja mais libertador. Eu não estou aqui defendendo o individualismo ou qualquer tipo de reclusão social. Só estou dizendo que, quando você for a sua melhor companhia, então finalmente terá pessoas participando da sua vida por escolha própria, e não por desespero ou carência. Deu para entender? 

Eu quero que a próxima vez que você for preencher uma ficha cadastral, você olhe para o campo “estado civil” e abra um sorriso. Quero que se sinta bem com a sua resposta. Ou por estar feliz, mesmo estando sozinho, ou por ter encontrado alguém que te faça se sentir ainda melhor do que era antes. Estamos combinados? Espero que sim. 

Ser feliz sozinho não é o bastante, mas deveria ser o suficiente. As pessoas vão entrar e sair da sua vida. Você sempre vai ficar. Cuide-se bem.

Rafael Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meg Ryan 🐈💓

“Há quem não mencione a palavra amor e fale sobre ele em cada gesto que diz” Falar algo diferente de AMOR INCONDICIONAL pela guriazi...